Vox populi

A briga interna no PT parece ter caído na boca do povo. É o que mostra o nome escolhido para batizar o jacaré encontrado, ontem, em Ricardo de Albuquerque, subúrbio do Rio: Heloísa Helena. O bombeiro autor da homenagem e responsável pela difícil captura do animal justificou sua escolha dizendo que a senadora “também é rebelde”. Os deputados e senadores que votaram a favor do pacote da Previdência devem ter ficado de cabelo em pé.

Na foto
Por falar em pacote da Previdência, tem eleitor do Lula cobrando dos sindicatos e associações de trabalhadores a divulgação em outdoors dos nomes dos senadores que votaram a favor do confisco de aposentadorias e pensões. Em tempo, no Rio, disseram sim os senadores Saturnino Braga (PT) e Marcelo Crivela (PL); em São Paulo, os petistas Aluizio Mercadante e Eduardo Suplicy.

Prazo
As empresas concorrentes às três licitações para construção da plataforma de produção P-53 têm prazo até fevereiro de 2004 para apresentarem suas propostas, e não mais em fevereiro de 2005, como anteriormente divulgado. As três licitações, simultâneas e complementares, envolvem a construção dos módulos de energia elétrica; construção dos módulos de compressão de gás; e serviços de conversão do casco, além da integração das instalações de produção, incluindo os módulos de geração e compressão. A Petrobras quer colocar a P-53 em operação no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, até o início de 2007. Os trabalhos de construção deverão gerar, no mínimo, 4 mil novos postos de trabalho no país.

Lei da selva
O anúncio de que o ministro Cristovam Buarque pretende “flexibilizar” a avaliação dos cursos universitários deve aumentar o grau de estresse dos professores. Se hoje, com a reduzida influência, as porteiras estão abertas para o ingresso indiscriminado no terceiro grau, com uma avaliação trienal e por amostragem a situação deve piorar ainda mais. Mais grave do que o despreparo intelectual dos estudantes, é total ausência de noção do que é ser universitário. Semana passada, no campus de Bonsucesso de uma universidade, o namorado de uma aluna abordou, armado, um professor, cobrando explicações de por que ela não poderia fazer segunda chamada fora de época. Segundo o professor, que escapou ileso do episódio, em vários cursos a maioria das universitárias tem algum tipo de ligação com o “movimento”. Por razões óbvias, o índice de aprovações no curso é bastante elevado.

Golpe
Um novo tipo de golpe ameaça os freqüentadores dos shoppings. Domingo passado, por volta de 16h, um casal, ao entrar no estacionamento do primeiro piso do Rio Sul, um dos maiores do Rio de Janeiro, foi abordado por uma jovem que distribuía panfletos de uma operadora de celular. Gentilmente, acionou o botão para liberar a entrada do carro e entregou um papel, junto com o panfleto, à motorista. Supondo que o papel fosse o tíquete, o casal somente se deu conta do golpe, por desistir de entrar no shopping minutos depois. Depois de negar ter se apoderado do tíquete, a golpista foi desmascarada quando, entre os panfletos que supostamente distribuía, foi encontrado o tíquete, o que lhe permitiria sair livremente do shopping com o carro alheio.

Personalidade
O tamanho certo de um currículo de um executivo deve ser de duas a três páginas, de acordo com o Executive Recruiter Index – Part III (Índice de Recrutamento de Executivo – Parte III) divulgado pela Korn/Ferry International. Além do grande tamanho (28%), os erros mais comuns que os candidatos cometem com seus currículos são assumir responsabilidade pelo trabalho de uma equipe (25%) ou deixar espaços no histórico profissional (20%). Os clientes que desejam contratar um executivo se interessam pela adequação cultural/personalidade (69%), seguido do caráter e da integridade (22%). Além disso, 59% dos recrutadores indicaram que os clientes preferem contratar pessoas da sua própria indústria ao invés de procurar candidatos em outras indústrias. O principal quesito que influencia a contratação do candidato – sem nenhuma surpresa – foi a remuneração (51%).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVale ouro
Próximo artigoConcorrência

Artigos Relacionados

Estaleiros darão a volta por cima

Indústria naval brasileira sofre com política do Governo Bolsonaro.

‘Empreendedores’ fecham suas empresas

Aumentou 35% número de negócios fechados em 2021.

Por que mexer no ICMS e manter dividendos elevados?

Acionistas ganham em dividendos tanto quanto toda a população perderia com corte no imposto.

Últimas Notícias

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Tokenização: conceitos e casos de uso dessa tecnologia

BC e CVM acompanharão ao longo deste ano as operações dos projetos aprovados nos respectivos sandboxes regulatórios

Sim Pro Samba homenageia Lula Gigante

O Sim Pro Samba começa às 18h30, na Praça dos Professores. Gratuito!

Solução para o investidor no cálculo e declaração do IR

Usufruir de serviços automatizados para o cálculo e o pagamento de DARFs,

CVM divulga estudo sobre ESG e o mercado de capitais

Relação entre o mercado de capitais e o tema sustentabilidade,