A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e a Companhia das Letras realizarão nesta quinta-feira (8), às 18h, uma webinar para o lançamento do livro Celso Furtado: Correspondência intelectual: 1949-2004.
Os participantes vão repercutir sobre a correspondência intelectual de Celso Furtado desde 1949, quando ele entra na Cepal, em Santiago, até 2004, ano de sua morte. Destacam-se as cartas trocadas com Raul Prebisch, Alberto O. Hirschman e Fernando Henrique Cardoso, em momentos críticos da história latino-americana e brasileira.
O livro relata sobre o pensamento de Celso Furtado, professor e pesquisador, que se dedicou à história econômica brasileira. Em seu acervo pessoal, há mais de 15 mil cartas, reflexões em que ele dividiu com outros grandes nomes da época, sobre o desenvolvimento do Brasil e da América Latina, afinidades e discordâncias teóricas, além das angústias decorrentes do golpe militar de 1964.
Participam do debate: Rosa Freire d’Aguiar, organizadora da edição; Laura Carvalho, professora da FEA-USP; e Luiz Felipe de Alencastro, professor e coordenador do Centro de Estudos do Atlântico Sul da FGV EESP e autor do posfácio do livro.