Webséries para debater sustentabilidade ambiental

401

A preservação ecológica se tornou um pilar importante das estratégias organizacionais. Muitos países só desenvolvem relações comerciais com empresas que praticam efetivamente a sustentabilidade ambiental em seus processos de produção. O tema está no radar dos organismos financeiros internacionais. No Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acaba de lançar uma websérie que aborda o tema.

Empreendedores, investidores, executivos, profissionais do mercado financeiro e o público em geral interessado em temas relacionados à sustentabilidade ambiental podem assistir esse tipo de conteúdo no canal do BNDES no YouTube. A websérie BNDES Verde, lançada na terça-feira (3) será semanal e em formato de debate que terá, a cada episódio, a participação de convidados especialistas na área. Esta é a primeira experiência do banco de desenvolvimento em webséries.

Apresentada pelo presidente Gustavo Montezano, BNDES Verde conta com participação de especialistas e empresários ligados ao setor. Entrevistas serão divulgadas todas as terças, às 18 horas, no canal do Banco na rede social. Serão quatro episódios na primeira temporada: os dois primeiros tratam da concessão e preservação de parques, e os outros dois abordam as finanças verdes.

Segundo o banco de fomento, o objetivo da série é mobilizar pessoas, empresas e setor público no apoio à sustentabilidade ambiental, aumentando o conhecimento técnico sobre os temas e gerando engajamento em torno de projetos e produtos financeiros inovadores. “Ao conectarmos mercado privado, gestores públicos, terceiro setor e pesquisadores, buscamos encontrar as soluções que nos permitam usar de forma sustentável e cuidar do patrimônio ambiental brasileiro”, disse Montezano no lançamento na terça-feira.
No primeiro episódio, Montezano conversa com Pedro Passos, cofundador da Natura, e Fernando Pieroni, diretor-presidente do Instituto Semeia, para saber o que faz da concessão de parques uma oportunidade atrativa para investidores e para a sociedade. A experiência internacional na concessão e preservação de parques é o tema do segundo capítulo, que terá como convidados Jim Barborak, da Universidade do Colorado, e Jo Pendry, consultora de parques do Banco Mundial e ex-chefe de concessões de parques do US Park Service.
O terceiro episódio terá uma conversa com Sylvia Coutinho, presidente do UBS Brasil, sobre finanças verdes e o potencial do país em liderar o tema. No quarto capítulo, Montezano recebe Vincent Gradt, diretor-executivo, e Nick Oakes, diretor de investimento no Brasil da Mirova Natural Capital. Em pauta, as finanças verdes e os investimentos de impacto social e ambiental.
 

Espaço Publicitáriocnseg

Videoconferências

 

As entrevistas foram possíveis por meio de ferramenta de videoconferências, resultando em modelo de entrevistas a distância que segue tendência mundial, consolidada com o distanciamento social imposto pela Covid-19. No início de outubro, também a Semana BNDES Verde promoveu debates no ambiente virtual.
O compromisso com o desenvolvimento sustentável é parte da orientação estratégica do BNDES e está presente em sua missão. Para guiar suas iniciativas nessa área, o Banco dispõe de políticas específicas e de uma estrutura de governança para o tema.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui