O presidente da China, Xi Jinping, assinou uma série de acordos com o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, To Lam, nesta segunda-feira, na primeira parada de sua turnê pela Ásia em meio à guerra tarifária com os Estados Unidos.
Os dois países assinaram 45 acordos em diferentes áreas como parte do aprofundamento de sua parceria estratégica e do fortalecimento da colaboração em questões econômicas e comerciais, de acordo com o canal de televisão VTV.
Lam propôs o aumento do comércio bilateral em setores-chave como transporte, tecnologia, defesa e segurança. Em particular, as partes concordaram, durante a reunião, em criar uma comissão para promover a cooperação ferroviária.
Xi, que espera aumentar as relações com os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), foi recebido pelo presidente do país, Luong Cuong, em sua chegada ao Aeroporto Internacional Noi Bai, em Hanói, e participou de uma cerimônia de Estado presidida por Lam no início do dia.
O presidente chinês está programado para visitar a Malásia e o Camboja até 15 de abril, após ser convidado pelo sultão Ibrahim da Malásia e pelo monarca do Camboja Norodom Sihamoni. A turnê, que é sua primeira viagem ao exterior este ano, ocorre em meio à guerra tarifária com os Estados Unidos.
Xi desembarcou no Vietnã dias depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu as tarifas sobre a maioria dos países por 90 dias, excluindo Pequim, que as elevou para 125%.
O presidente chinês instou os dosi países a intensificarem os intercâmbios de alto nível, fortalecerem a comunicação estratégica e se oporem conjuntamente ao hegemonismo, ao unilateralismo e ao protecionismo.
Xi também apelou para que implementem a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, a fim de salvaguardar conjuntamente a equidade e a justiça internacionais, e salvaguardar a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade na Ásia e em outros lugares.
A China e o Vietnã, afirmou Xi, devem aproveitar ao máximo suas vantagens geográficas de conexão terrestre e marítima, fortalecer o alinhamento das estratégias de desenvolvimento e explorar o potencial da cooperação industrial. Ele também apelou aos dois países para que avancem constantemente na cooperação em desenvolvimento de infraestrutura, aprimorem a conectividade e garantam um fluxo comercial tranquilo.
Os dois países devem expandir a cooperação em áreas tradicionais, como comércio e investimento, e expandir a cooperação em indústrias emergentes, como 5G, inteligência artificial, energia limpa e economia digital.
Xi também afirmou que a China e o Vietnã devem defender firmemente o sistema comercial multilateral e trabalhar juntos para impulsionar uma globalização econômica mais aberta, inclusiva, equilibrada e benéfica para todos.
Com informações da Europa Press e Agência Xinhua