Xi’An tem primeira linha de metrô no mundo sem condutor

Além da tecnologia inovadora, o metrô da cidade que tem mais de 3 mil anos mostra arte e poesia nas suas estações.

567
Metrô sem condutor em Xi'An, China
Metrô sem condutor em Xi'An, China (foto de Andrea Penna)

Com um circuito de uma hora por bairros residenciais e comerciais da cidade, a linha 8 do metrô de Xi’An possui 37 estações e tem 50 km de extensão, é totalmente automatizada, sem condutor (maquinista) e utiliza inteligência artificial para se conectar com outros modais de transporte, propiciando assim mais mobilidade e segurança para passageiros.

Suas estações futuristas trazem arte e poesia nas suas estruturas, com nomes como Primavera e Amor, valorizando artistas locais, História e tradições desta cidade milenar.

Em visita à linha 8, jornalistas da América Latina conversaram com Paolo Martínez, engenheiro mecânico e industrial colombiano de 28 anos que faz parte de uma equipe de 10 profissionais que vieram à Xi’An aprender as novíssimas tecnologias para comandarem o futuro metrô de Bogotá, capital da Colômbia.

Com um QRcode, “Metrô de Xi’An + Histórias de Xi’An” é possível conhecer a história da cidade, como explicou Chen Hongchao, diretor do Departamento de Comunicação do Metrô. Ele nos contou que uma das estações, Hanyao, é dedicada à história de amor de Wang Baochuan e Wang Yun.

Espaço Publicitáriocnseg

Xi’An é capital da província de Xianxim, fica no noroeste do país e é uma das antigas capitais das várias dinastias que comandaram o imenso território da China.

Por Andrea Penna, especial para o Monitor

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg