Xiconomics: a política chinesa de ‘duas mãos’

Filosofia econômica do presidente Xi Jinping.

A agência de notícias chinesa Xinhua publicou um artigo sobre “Xiconomics: a visão da China sobre a inspiração da governança econômica para o desenvolvimento global”. Devido à fonte, pode ser lido como uma análise da política econômica implantada pelo presidente Xi Jinping.

“Enquanto a ‘mão invisível’ não consegue fazer a economia avançar, como observado em alguns países ocidentais, a China adota uma abordagem de ‘duas mãos’ para impulsionar o crescimento. A filosofia econômica do presidente chinês, Xi Jinping, amplamente conhecido como Xiconomics, enfatiza o papel decisivo do mercado na alocação de recursos; ao mesmo tempo, a Xiconomics permite que o governo desempenhe melhor suas funções. Guiada pela Xiconomics, a China promoveu a interação sólida entre um mercado eficiente e um governo capaz, oferecendo inspiração para economias em todo o mundo que lutam para melhorar a governança.”

Em 2021, o uso atual de capital estrangeiro pela China ultrapassou 1,1 trilhão de iuans (cerca de US$ 173,31 bilhões), um aumento anual de 14,9%. As indústrias de alta tecnologia e o setor de serviços viram os fluxos de investimento estrangeiro direto saltarem 17,1% e 16,7%, respectivamente, em relação ao ano anterior.

“Desde o avanço da construção de 21 zonas de livre comércio piloto e a implementação da Lei de Investimento Estrangeiro, até a redução da lista negativa de investimentos estrangeiros e a facilitação da entrada em vigor da Parceria Econômica Abrangente Regional, a China estabeleceu políticas favoráveis para tornar seu mercado mais promissor”, sustenta a reportagem. Falaremos mais durante a semana.

 

Fintechs para todos

A Xsfera, plataforma de serviços especializados de consultoria para o mercado financeiro e de pagamentos, anuncia a chegada de Lucas Domeneghetti como novo diretor associado. O executivo ficará a frente da área de projetos estratégicos.

Com a ampliação do quadro executivo, a Xsfera pretende dar continuidade a um ciclo de forte crescimento, alavancado pela transformação no mercado financeiro. “Empresas dos mais diversos setores continuarão buscando estruturar suas próprias fintechs para oferecerem serviços financeiros e de pagamentos para seu próprio ecossistema apoiadas por inovações que estão cada vez mais consolidadas, como o Pix e o open finance”, comenta o CEO da Xsfera, Fausto Ferraz.

 

Eleição?

Joe Biden acertou uma ao propor taxar as grandes fortunas; espera-se que metade do imposto venha de quem tem riqueza acima de US$ 1 bilhão. Resta saber se o presidente dos EUA só jogou para a galera ou vai se esforçar para aprovar no Congresso.

 

Rápidas

O Instituto Sacha Calmon Misabel Derzi abre processo seletivo do 2º edital para a concessão de bolsas de estudo destinadas a alunos da Faculdade de Direito da UFMG até o fim de sua graduação. Inscrições até 31 de março: [email protected] *** O Américas Shopping realizará nesta quarta, das 17h às 21h, o Baile Dançante, organizado por Helô Reis e com apresentação do conjunto Aeroporto *** Nesta terça, em parceria com o Hemorio, o West Shopping (RJ) realiza campanha de doação de sangue.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Indústria naval apresenta propostas para eleições 2022

Setor quer deixar para trás maré ruim dos últimos 7 anos

A Rota dos Vinhos do Tejo

Degustação apresenta a riqueza e diversidade da histórica e ainda desconhecida produção.

Fiat lança furgão Scudo com motor turbodiesel ou elétrico

Veículo para a última fase de entrega de produtos.

Últimas Notícias

Ford Brasil: Centro global de exportação de serviços de engenharia

Projetos de ponta voltados ao futuro da mobilidade, como veículos elétricos, autônomos e conectados. 

Senado vai analisar vetos na Lei Aldir Blanc

Existe uma fila de 36 vetos aguardando votação dos senadores e deputados

Caixa: desconto de até 44% para regularizar penhor em atraso

As unidades com serviço de penhor disponível podem ser consultadas no site da Caixa

Índice de Preços ao Produtor (IPP) sobe 1,83% em maio

Das 24 atividades analisadas, 21 tiveram alta de preços

Acqio inclui transações via Pix em suas soluções de pagamento

Em abril os pagamentos feitos via Pix atingiram a marca histórica de 11,5%, no comércio eletrônico