Xiconomics: a política chinesa de ‘duas mãos’

521
Xi Jinping (Foto: Li Xueren/Agência Xinhua)
Xi Jinping (Foto: Li Xueren/Agência Xinhua)

A agência de notícias chinesa Xinhua publicou um artigo sobre “Xiconomics: a visão da China sobre a inspiração da governança econômica para o desenvolvimento global”. Devido à fonte, pode ser lido como uma análise da política econômica implantada pelo presidente Xi Jinping.

“Enquanto a ‘mão invisível’ não consegue fazer a economia avançar, como observado em alguns países ocidentais, a China adota uma abordagem de ‘duas mãos’ para impulsionar o crescimento. A filosofia econômica do presidente chinês, Xi Jinping, amplamente conhecido como Xiconomics, enfatiza o papel decisivo do mercado na alocação de recursos; ao mesmo tempo, a Xiconomics permite que o governo desempenhe melhor suas funções. Guiada pela Xiconomics, a China promoveu a interação sólida entre um mercado eficiente e um governo capaz, oferecendo inspiração para economias em todo o mundo que lutam para melhorar a governança.”

Em 2021, o uso atual de capital estrangeiro pela China ultrapassou 1,1 trilhão de iuans (cerca de US$ 173,31 bilhões), um aumento anual de 14,9%. As indústrias de alta tecnologia e o setor de serviços viram os fluxos de investimento estrangeiro direto saltarem 17,1% e 16,7%, respectivamente, em relação ao ano anterior.

“Desde o avanço da construção de 21 zonas de livre comércio piloto e a implementação da Lei de Investimento Estrangeiro, até a redução da lista negativa de investimentos estrangeiros e a facilitação da entrada em vigor da Parceria Econômica Abrangente Regional, a China estabeleceu políticas favoráveis para tornar seu mercado mais promissor”, sustenta a reportagem. Falaremos mais durante a semana.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Fintechs para todos

A Xsfera, plataforma de serviços especializados de consultoria para o mercado financeiro e de pagamentos, anuncia a chegada de Lucas Domeneghetti como novo diretor associado. O executivo ficará a frente da área de projetos estratégicos.

Com a ampliação do quadro executivo, a Xsfera pretende dar continuidade a um ciclo de forte crescimento, alavancado pela transformação no mercado financeiro. “Empresas dos mais diversos setores continuarão buscando estruturar suas próprias fintechs para oferecerem serviços financeiros e de pagamentos para seu próprio ecossistema apoiadas por inovações que estão cada vez mais consolidadas, como o Pix e o open finance”, comenta o CEO da Xsfera, Fausto Ferraz.

 

Eleição?

Joe Biden acertou uma ao propor taxar as grandes fortunas; espera-se que metade do imposto venha de quem tem riqueza acima de US$ 1 bilhão. Resta saber se o presidente dos EUA só jogou para a galera ou vai se esforçar para aprovar no Congresso.

 

Rápidas

O Instituto Sacha Calmon Misabel Derzi abre processo seletivo do 2º edital para a concessão de bolsas de estudo destinadas a alunos da Faculdade de Direito da UFMG até o fim de sua graduação. Inscrições até 31 de março: [email protected] *** O Américas Shopping realizará nesta quarta, das 17h às 21h, o Baile Dançante, organizado por Helô Reis e com apresentação do conjunto Aeroporto *** Nesta terça, em parceria com o Hemorio, o West Shopping (RJ) realiza campanha de doação de sangue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui