Xiitas

Ao reclamar da greve do Ibama, o senador Aloísio Mercadante (PT-SP) advertiu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, quanto ao “fundamentalismo” ambiental. “A greve pode atrasar uma série de obras fundamentais. Se a ministra não impedir, vai passar do verde para o amarelo e depois para o vermelho”, ameaçou.

Com iuan é fácil
“É melhor competir e não reclamar.” A frase, do embaixador da China no Brasil, Chen Du Qing, provocou aplausos da platéia presente no auditório do BNDES durante a abertura do XIX Fórum Nacional. Para Du Qing, os empresários brasileiros precisam ser mais criativos e agressivos “se quiserem vender produtos de maior valor agregado para a China”.

Destino
A Escola Superior de Guerra (ESG) percorrerá quatro cidades (Brasília, Carajás, Manaus e Boa Vista) com uma comitiva de 150 pessoas – oficiais das Forças Armadas e civis – para estudar o destino do país. A viagem é parte dos estudos do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (Caepe) e do Curso Superior de Inteligência Estratégia (CSIE). Fazem parte do grupo 13 militares estrangeiros (Angola, Bolívia, Argentina, França e Estados Unidos, entre outros países).

Urnas
Deverá ser conhecido nesta terça-feira o novo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Disputam a eleição, que começou nesta segunda, duas chapas: uma liderada por Newton de Mello, candidato à reeleição, e outra por Luiz Aubert Neto, da oposição. O vencedor representará, na gestão 2007-2010, 4 mil fabricantes de máquinas e equipamentos.

Ponta
Entrou em operação a nova fábrica da Cellofarm – indústria farmacêutica que atua no segmento hospitalar -, em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense. Com investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, terá tecnologia de última geração e capacidade para suprir a demanda do mercado interno e exportar para países Europa, EUA e América Latina.

RG
O laboratório Roche lançou um sistema de identificação de medicamentos: o Roche ID. A partir de junho, cada caixa dos remédios Herceptin, MabThera e Xeloda, para tratamento de oncologia e hematologia, levará um código único. A criação do sistema tem como objetivo rastrear a procedência dos medicamentos para diminuir a falsificação e o roubo de cargas. A clínica ou hospital que adquirir o remédio poderá imediatamente validá-lo via Internet, evitando a aquisição de medicamentos de origem suspeita – se bem que quem adquire remédios a preços abaixo do mercado e fora dos distribuidores oficiais dificilmente é inocente na história.

Gourmet
Marcelo Lobo Figueiredo, presidente da Lightpar, encontra tempo para presentear seus comandados na empresa – poucos, já que a subsidiária da Eletrobrás não tem função executiva – com quitutes, que gosta de preparar. Até agora, dizem que Lobo se sai bem na cozinha.

Foi
Muita gente boa não acreditava na contratação do ex-presidente da Eletrobrás Aloisio Vasconcelos para comandar uma das principais empresas fornecedoras do setor elétrico no Brasil, mas, desde 2 de abril, ele assumiu a presidência da Alstom Brasil. Vasconcelos substituiu Thibault Desteract, vice-presidente para as Américas, que desde julho de 2006 acumulava os cargos.

Abertura
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu o direito ao recebimento cumulativo do auxílio-acidente com aposentadoria para um aposentado que permanece trabalhando. A legislação determina que o aposentado em atividade laboral tem o direito de receber somente o salário-família, salário-maternidade e de reabilitação profissional, excluindo qualquer outro beneficio, ainda que seja obrigado a contribuir para o sistema. Na opinião da advogada da área previdenciária da Innocenti Advogados Associados, Cláudia Timóteo, a decisão do TJ-SP pode abrir um precedente.

Artigo anteriorCinza
Próximo artigoGastança
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.

PEC Emergencial pode sair da pauta do Senado desta quinta

Parlamentares resistem a cortes na saúde e educação e propõem votar apenas questão do auxílio emergencial.

Desdobramentos da intervenção na Petrobras

Percepção é de que o 'superministro' de Bolsonaro pode estar ficando cada vez mais isolado.

IPCA-15 de fevereiro ficou abaixo da expectativa

Índice mostra variação mais fraca que o esperado em alimentação, educação; já saúde e transportes vieram mais fortes que a expectativa.

Tentativa de superação

Ontem foi dia de recuperação da Bovespa, liderada pelas ações da Petrobras, Eletrobrás e setor bancário.