Guangzhou, 7 janeiro (Xinhua) — A fabricante chinesa de veículos de nova energia (NEV) XPENG e a gigante automobilística alemã Volkswagen anunciaram nesta segunda-feira a assinatura de Memorando de Entendimento para tecnologia estratégica em uma rede de carregamento super-rápida na China.
Por meio da cooperação estratégica, a XPENG e o Grupo Volkswagen China têm como objetivo oferecer aos clientes uma rede de carregamento super-rápida com mais de 20 mil totens de carregamento e cobrindo 420 cidades na China, de acordo com um comunicado da XPENG.
Ao alavancar os pontos fortes tecnológicos relacionados ao carregamento super-rápido de alta potência com resfriamento líquido e cobertura complementar na rede de carregamento de veículos elétricos da China, os clientes das duas empresas poderão experimentar um serviço aprimorado de carregamento rápido em todo o país, segundo o comunicado.
A colaboração também explorará a possibilidade futura de estabelecer estações de carregamento super-rápido de marca conjunta na China, com o objetivo de acelerar ainda mais a expansão da rede de carregamento e aumentar a eficiência operacional.
A colaboração estratégica representa mais um passo na parceria estratégica de longo prazo entre a XPENG e a Volkswagen. Em 2023, as duas empresas compartilharam um acordo-quadro de colaboração técnica estratégica e um acordo de compra de ações, com a Volkswagen adquirindo uma participação de 4,99% na XPENG por aproximadamente US$ 700 milhões.
Em 2024, a XPENG entregou 190.068 veículos, registrando um aumento de 34% em comparação com o ano anterior. A produção total de NEVs da China no ano passado foi estimada em mais de 12 milhões, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM, sigla em inglês).
O setor de NEV da China tem visto uma tendência crescente de cooperação internacional graças ao crescimento robusto do mercado. A fabricante doméstica de NEVs Leapmotor e a gigante automobilística europeia Stellantis iniciaram uma parceria em 2023, enquanto em 2024 a fabricante de automóveis de luxo Mercedes-Benz anunciou um investimento adicional de 14 bilhões de yuans (cerca de 1,95 bilhões de dólares americanos) na China, adicionalmente com seus parceiros chineses. Fim