Zarpar

O secretário de fomento do Ministério dos Transportes – verdadeiro ministro da indústria marítima -, Sérgio Bacci, garante que até final deste ano a Petrobras fará licitação de 30 barcos offshore, em valor superior a US$ 1 bilhão. “Nos próximos dez anos o parque industrial brasileiro irá construir mais de 100 navios; se eu participar da assinatura de metade dessas embarcações, deixo o governo satisfeito”, disse Bacci.

Prejuízo
Uma equipe de procuradores federais e auditores da Previdência estima em mais de R$ 5 bilhões o valor de débitos não inscritos na dívida ativa durante esse período. Algumas podem, inclusive, estar prescritas.
O prejuízo não fica aí. Calcula-se que somente na Justiça do Trabalho chegue a mais de 1 milhão o número de processos que ficaram parados desde 22 de julho, quando o governo tentou criar, via MP, a Super Receita. O Tribunal Superior do Trabalho suspendera os prazos a pedido da Fazenda Nacional, prejudicando a arrecadação previdenciária e o trabalhador que teve sua demanda parada na justiça. Os procuradores federais estão fazendo o levantamento do número de processos que ficaram paralisados durante a vigência da MP 258.

Choque de realidade
Quis o destino que a afirmação do presidente Lula de que a política econômica não atrapalha as ações sociais de seu governo coincidisse com a ida do aplicador dessa política à Câmara dos Deputados para debater a emenda que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundeb). Apesar dos condicionamentos criados para que nada afetasse a exposição monocórdica do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, a irrupção do grupo de mães exigindo a inclusão das creches no Fundeb materializou o desmentido à retórica presidencial.

Luz externa
Foi transferida para as 15h a conferência com o ministro Celso Amorim sobre a política externa do governo Lula, na Coppe (UFRJ), dia 5, inicialmente marcada para 10h.

Metodologia
Ágil para exigir a instalação de CPIs para investigar o governo Lula, os tucanos usam critérios antagônicos quando se trata de fazer o mesmo com a administração de Geraldo Alckmin em São Paulo. Já os petistas, especialistas em obstruir a fiscalização do seu governo, são ligeiros para pedir CPIs contra o tucano. Segundo levantamento do líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Renato Simões, desde março de 2003, nenhum dos 61 pedidos de CPIs – 20 de iniciativa petista – foi votado na Casa. Entre as CPIs barradas, assuntos espinhosos para tucanos com pretensão presidencial, como as da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e da calha do Tietê.

Clones
A exemplo do que fez a oposição para instalar a CPI dos Bingos, o PT paulista decidiu ir à Justiça para garantir o direito da minoria de fiscalização do Executivo. O partido impetrou mandado de segurança para garantir a instalação das CPIs: “O Judiciário é a última instância à qual podemos recorrer. A base governista faz manobras com o regimento, obstruindo sessões e impedindo a instalação de CPIs”, criticou o líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Renato Simões, praticamente repetindo o discurso tucano em nível federal.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEfeito indireto
Próximo artigoBomba

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.