
O democrata Zohran Mamdani foi eleito, na noite dessa terça-feira (4), novo prefeito de Nova York, tornando-se o primeiro muçulmano e o mais jovem a ocupar o cargo desde 1892, aos 34 anos. Segundo agências internacionais, mais de 2 milhões de pessoas foram às urnas — o maior número de votantes desde 1969. Mamdani recebeu mais de 50% dos votos, impulsionado principalmente pelo apoio de jovens eleitores.
O novo prefeito derrotou o independente Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa. A vitória democrata foi amplamente celebrada, devido à relevância política de Nova York no cenário nacional. O presidente Donald Trump, do Partido Republicano, havia se colocado frontalmente contra Mamdani — a quem chamou de “comunista” — e chegou a ameaçar cortar verbas da cidade em caso de vitória do democrata.
Filho de imigrantes e defensor da causa palestina, Mamdani se identifica como socialista e promete um governo voltado para políticas sociais e de inclusão. Em discurso de comemoração, ele desejou a Cuomo “o melhor em sua vida privada” e afirmou esperar que “esta noite será a última vez que pronunciarei seu nome, ao virarmos a página de uma política que abandona a maioria e atende apenas a poucos”.
Adversários reconhecem a derrota
Os principais concorrentes reconheceram a vitória do democrata. Cuomo, que obteve pouco menos de 42% dos votos, afirmou estar “orgulhoso” da campanha e disse que ela “foi a luta certa a ser travada” e que “buscou combater as filosofias que estão moldando o Partido Democrata, o futuro desta cidade e o futuro deste país”.
Ele destacou que sua candidatura, apoiada por Trump, “transcendeu a política partidária (e) uniu democratas, republicanos e independentes, unidos pelo simples fato de que sua primeira lealdade é como cidadãos da cidade de Nova York”. Mesmo ao afirmar que as promessas do adversário “não podem ser cumpridas”, Cuomo pediu respeito ao resultado e declarou: “Precisamos que nosso governo da cidade de Nova York funcione”.
Já o republicano Curtis Sliwa, que obteve cerca de 7% dos votos, também reconheceu a derrota, mas garantiu que não deixará de atuar politicamente. “Nós não temos preço. Não podemos ser comprados, alugados ou arrendados; não estamos à venda. Nós somos o povo”, afirmou em discurso relatado pela CNN.
Sliwa desejou sorte ao novo prefeito — “Se ele se sair bem, nós também nos sairemos” —, mas avisou que pretende cobrar o governo democrata, prometendo mobilizações caso “tentarem implementar o socialismo, se tentarem enfraquecer e incapacitar nossa polícia, se abandonarem a segurança pública do povo”.
Nós nos tornaremos o pior inimigo do prefeito eleito e de seus apoiadores
prometeu Curtis Sliwa em cenário hipotético
Avanço democrata nos estados
A vitória de Mamdani se soma a outros resultados positivos para o Partido Democrata nas eleições realizadas nos Estados Unidos. Abigail Spanberger foi eleita governadora da Virgínia, ao derrotar o republicano Glenn Youngkin, enquanto Mikie Sherrill venceu a disputa em Nova Jersey, superando Jack Ciattarelli.
O ex-presidente Barack Obama comemorou as vitórias em suas redes sociais. Ele escreveu: “Parabéns a todos os candidatos democratas que venceram esta noite. É um lembrete de que quando nos unimos em torno de líderes fortes e com visão de futuro, que se importam com questões sérias, podemos vencer. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas o futuro parece um pouco mais brilhante”.
Fonte: Agência Brasil e EuropaPress
Leia também:
-
Valorização do ouro aumenta reservas da Rússia
O ouro agora representa 41,3% das reservas internacionais da Rússia, com alta de US$ 92 bi em 12 meses.
-
Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café
Sob os efeitos da repercussão negativa que o seu tarifaço está provocando na inflação norte-americana, devido alta de preços, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que muito em breve vai reduzir as tarifas de importação que incidem sobre o café e algumas frutas. Ele, no entanto, não detalhou quais países produtores serão beneficiados […]
-
Indústria de metais não ferrosos da China passa por expansão
A indústria de metais não ferrosos reciclados da China registrou crescimento durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025). A produção anual de metais não ferrosos reciclados deve atingir 20 milhões de toneladas este ano, de acordo com os dados mais recentes da indústria. A produção doméstica de metais não ferrosos reciclados cresceu a uma […]
-
Brasil e EUA avançam em negociações sobre tarifas comerciais
Mauro Vieira e Marco Rubio discutem avanços nas negociações sobre tarifas comerciais entre Brasil e EUA durante reunião no Canadá.
-
Democratas divulgam e-mails de Epstein que citam Trump
Democratas divulgam e-mails de Epstein citando Trump; Casa Branca diz que divulgação busca difamar o presidente.
-
Trump promete reduzir tarifas de importação sobre o café
Trump promete reduzir tarifas de importação de café; Brasil, principal fornecedor aos EUA, aguarda detalhes da medida.




















