Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York e se torna o primeiro muçulmano a ocupar o cargo

Democrata venceu com mais da metade dos votos e derrotados reconhecem o resultado

365
Imagem de 4 de novembro de 2025, mostrando apoiadores comemorando a vitória do candidato democrata Zohran Mamdani na eleição para prefeito da cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O candidato democrata Zohran Mamdani venceu a eleição para prefeito da cidade de Nova York na noite de terça-feira, tornando-se o primeiro prefeito muçulmano da cidade mais populosa dos Estados Unidos. (Xinhua/Zack Zhang)
Imagem de 4 de novembro de 2025, mostrando apoiadores comemorando a vitória do candidato democrata Zohran Mamdani na eleição para prefeito da cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O candidato democrata Zohran Mamdani venceu a eleição para prefeito da cidade de Nova York na noite de terça-feira, tornando-se o primeiro prefeito muçulmano da cidade mais populosa dos Estados Unidos. (Xinhua/Zack Zhang)

O democrata Zohran Mamdani foi eleito, na noite dessa terça-feira (4), novo prefeito de Nova York, tornando-se o primeiro muçulmano e o mais jovem a ocupar o cargo desde 1892, aos 34 anos. Segundo agências internacionais, mais de 2 milhões de pessoas foram às urnas — o maior número de votantes desde 1969. Mamdani recebeu mais de 50% dos votos, impulsionado principalmente pelo apoio de jovens eleitores.

O novo prefeito derrotou o independente Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa. A vitória democrata foi amplamente celebrada, devido à relevância política de Nova York no cenário nacional. O presidente Donald Trump, do Partido Republicano, havia se colocado frontalmente contra Mamdani — a quem chamou de “comunista” — e chegou a ameaçar cortar verbas da cidade em caso de vitória do democrata.

Filho de imigrantes e defensor da causa palestina, Mamdani se identifica como socialista e promete um governo voltado para políticas sociais e de inclusão. Em discurso de comemoração, ele desejou a Cuomo “o melhor em sua vida privada” e afirmou esperar que “esta noite será a última vez que pronunciarei seu nome, ao virarmos a página de uma política que abandona a maioria e atende apenas a poucos”.

@amberyeet

a man for the people!!!✊ NYC let’s not mess this up PLEASEEE @Zohran Mamdani #nyc #zohranmamdani #debate

♬ the name is MAMDANI – lester
Mamdani é popular com os jovens por suas políticas progressistas. Em redes sociais, é possível encontrar muitos vídeos em apoio ao novo prefeito.

Adversários reconhecem a derrota

Os principais concorrentes reconheceram a vitória do democrata. Cuomo, que obteve pouco menos de 42% dos votos, afirmou estar “orgulhoso” da campanha e disse que ela “foi a luta certa a ser travada” e que “buscou combater as filosofias que estão moldando o Partido Democrata, o futuro desta cidade e o futuro deste país”.

Espaço Publicitáriocnseg

Ele destacou que sua candidatura, apoiada por Trump, “transcendeu a política partidária (e) uniu democratas, republicanos e independentes, unidos pelo simples fato de que sua primeira lealdade é como cidadãos da cidade de Nova York”. Mesmo ao afirmar que as promessas do adversário “não podem ser cumpridas”, Cuomo pediu respeito ao resultado e declarou: “Precisamos que nosso governo da cidade de Nova York funcione”.

Já o republicano Curtis Sliwa, que obteve cerca de 7% dos votos, também reconheceu a derrota, mas garantiu que não deixará de atuar politicamente. “Nós não temos preço. Não podemos ser comprados, alugados ou arrendados; não estamos à venda. Nós somos o povo”, afirmou em discurso relatado pela CNN.

Sliwa desejou sorte ao novo prefeito — “Se ele se sair bem, nós também nos sairemos” —, mas avisou que pretende cobrar o governo democrata, prometendo mobilizações caso “tentarem implementar o socialismo, se tentarem enfraquecer e incapacitar nossa polícia, se abandonarem a segurança pública do povo”.

Nós nos tornaremos o pior inimigo do prefeito eleito e de seus apoiadores

prometeu Curtis Sliwa  em cenário hipotético

Avanço democrata nos estados

@moreperfectunion

@EHRP @Zohran Mamdani Billionaires want you to think Zohran Mamdani’s tax proposals would devastate the city. The truth is Zohran’s taxes would just get the rich to pay their fair share. And oligarchs who have gotten used to being subsidized by the rest of us are pissed off about it. #workersrights #corporategreed

♬ original sound – More Perfect Union
Uma das propostas de Mamdani é aumentar a taxação de bilionários que, proporcionalmente, pagam equivalente a classe média

A vitória de Mamdani se soma a outros resultados positivos para o Partido Democrata nas eleições realizadas nos Estados Unidos. Abigail Spanberger foi eleita governadora da Virgínia, ao derrotar o republicano Glenn Youngkin, enquanto Mikie Sherrill venceu a disputa em Nova Jersey, superando Jack Ciattarelli.

O ex-presidente Barack Obama comemorou as vitórias em suas redes sociais. Ele escreveu: “Parabéns a todos os candidatos democratas que venceram esta noite. É um lembrete de que quando nos unimos em torno de líderes fortes e com visão de futuro, que se importam com questões sérias, podemos vencer. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas o futuro parece um pouco mais brilhante”.

Fonte: Agência Brasil e EuropaPress

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg