A foto mostra os equipamentos de geração de energia fotovoltaica nos telhados dos armazéns do centro de logística inteligente “Asia No.1” em Xi’an, Província de Shaanxi, noroeste da China. (Foto fornecida por JD.com/Xinhua)
Beijing, 11 mar (Xinhua) — O centro de logísticas inteligente “Asia No.1” em Xi’an, operado pela gigante varejista online JD.com da China, alcançou a neutralidade de carbono em 2021.
Os 100.000 metros quadrados de equipamentos de geração de energia fotovoltaica, que cobrem o telhado do armazém, suportam a operação do centro logístico, segundo JD.com. A energia verde atende os equipamentos automáticos do centro e carrega os veículos elétricos durante o dia.
À noite, os dispositivos de armazenamento de energia podem liberar a eletricidade verde que foi armazenada durante o dia para atender à demanda de pico.
Os robôs de separação e coleta de pacotes conseguem operar sem luz, disse Duan Yanjian, da JD Logistics, acrescentando que eles podem economizar 2.283 kWh por minuto, aproximadamente o equivalente ao consumo de eletricidade de uma residência média em um ano e meio.
As emissões residuais do centro de logística inteligente são compensadas com a compra do China Certified Emissions Reductions (CCER).
A JD Logistics introduziu cerca de 20.000 novos veículos de energia em mais de 50 cidades em todo o país. Juntamente com infraestruturas de carregamento de energia limpa, estima-se que os veículos reduzam as emissões de dióxido de carbono em cerca de 400.000 toneladas por ano, o equivalente à quantidade absorvida por 20 milhões de árvores por ano.
O centro de logística inteligente “Asia No.1” em Xi’an foi colocado em operação em 2019. Com uma área útil de quase 300.000 metros quadrados, o armazém consegue sortear em média meio milhão de pacotes por dia.
O centro é um dos maiores centros de logística no noroeste da China. Fim
Leia também: