Zumbi senhor de escravos é fake news

Figura do líder negro incomoda aqueles que tentam manter desigualdades.

Fatos e Comentários / 19:30 - 27 de jul de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Zumbi é um personagem que incomoda até hoje. Essa perseguição tem início com o Estatuto da Igualdade Racial [Lei Federal 12.288/2010], que mexe com as estruturas de Estado a fim de promover correções das desigualdades”, aponta a socióloga Delma Josefa da Silva, pesquisadora em questões raciais e quilombos, que publicou doutorado sobre o tema em 2017.

A socióloga condena a narrativa de que Zumbi teria escravizado outros negros. “São especulações levantadas no início dos anos 2000 e não têm fundamento. Ancoram esta alegação no fato de que, na África, isso seria comum. Mas não tem uma pesquisa que sustente”.

A pesquisadora lembra outros detalhes sobre Zumbi. No século 17, não existiam retratos falados. O primeiro só seria publicado cerca de 200 anos depois, em 1881. Por isso, as imagens atribuídas ao alagoano Zumbi (1655-1695), líder negro da resistência do Quilombo dos Palmares, quase sempre destoam de uma representação mais fidedigna. “A sua figura física não era de um homem forte, mas franzino. De determinação forte, sim, e sagacidade”, afirma. Não foi à toa que o Quilombo dos Palmares resistiu tanto tempo – por mais de 100 anos.

Delma Josefa é a convidada da sétima e última edição da série Grandes Personalidades da História do Nordeste, iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco, que será transmitida nesta quinta-feira, às 17h, no canal oficial da instituição, no YouTube.

 

Brasil 3 x 1 EUA

O Brasil tem a maior tarifa de gás natural do mundo, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica e Congêneres (Anfacer). Atualmente, o Brasil está pagando duas vezes mais do que paga a indústria na Europa e, em média, três vezes mais o que paga o nosso competidor nos Estados Unidos.

Isso tem tirado a competitividade no setor e tem feito com que as plantas operem a baixa carga”, reclama a entidade, que cobra um Novo Marco Regulatório do Gás Natural. Paulo Guedes prometeu que, privatizando, o preço cairia. Mas também prometeu que vendendo os dutos da Petrobras haveria ganho de eficiência, o que mostra que as promessas do ministro têm o mesmo valor das recomendações médicas do presidente Bolsonaro.

 

Novos embaixadores

O Portal Consultoria em Turismo e a Fundação Cesgranrio, que há 35 anos desenvolvem o projeto Embaixadores do Turismo do RJ, divulgaram a listagem dos novos homenageados. O júri foi presidido pelo professor Carlos Serpa e integrado por Ana Botafogo, Vinicius Fernandes, Andréia Repsold, Diana Macedo, Chico Vartullli, Regina Miranda, Jean Paul Guihaume, Gustavo Delesderrier, Ana Cristina Rosado e Bayard Boiteux, idealizador e responsável pelo projeto.

Pela primeira vez, quatro embaixadores foram indicados pelo voto popular. Os agraciados pertencem a todos os segmentos da sociedade e têm em comum amar e divulgar o Rio de Janeiro. A cerimônia acontece por meio virtual, no próximo 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo e será organizada pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida, sob a supervisão de Ana Cristina Rosado.

Entre os agraciados estão Oswaldo Montenegro; o cônsul da Suíça no Rio, Rudolf Wyss; a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; o jornalista Ruben Berta; o paisagista Ricardo Portilho; Tânia Badim; Luis Villarino; a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho; Lu Valença; o agente de viagens Sérgio Fernandes; a promoter Liege Monteiro; e a drag queen Juju Palito Azaranys.

E ainda: Cocco Barçante, do Museu de Artesanato do Rio de Janeiro; Sérgio Chamone; o artista plástico Maurício Arraes; o embaixador do Brasil no Kuwait e Bahrein, Norton Rapesta; Luciana Delamare; Ladmir Carvalho; a atriz Marina Salomon; Maurício Werner; o destaque carnavalesco Nabil Samir Habib; Carlos Decastro Lyra; Luiz Gabriel; Tiago Sr Gentileza; Edgard Mandarino; Fabiana Bentes; Christiane Michelin; Armando Pinheiro Guimarães; Aulus Andries de Castro; Luís Strauss; Arnaud Bughon; Ricardo Leite; Marcelo Streva; Eduardo Camões; Ronaldo Rego; Alexis de Vaulx; André Mello, do projeto Nois; Marie Christiane Meyers e Sérgio Chamone.

 

Hora do show

A PF agiu com espetáculo com o governador do Piauí (PT), com Serra (PSDB), Witzel e outros desafetos do governo. Bem diferente da discrição com a família Bolsonaro, apesar de Queiroz e do farto e suspeito patrimônio imobiliário. Em 2018, suspenderam operação à espera da eleição.

 

Rápidas

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e o Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, entre 17 e 28 de agosto, online. Mais informações aqui *** A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmaram presença na solenidade de abertura do Congresso Brasileiro do Agronegócio, realização da Abag e da B3, 3 de agosto *** A Associação de Supermercados do Rio (Asserj) realizará três encontros online de capacitação para o varejo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em 6, 13 e 20 de agosto, com duas horas de duração cada *** A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lança edital para contratação de estagiários de nível médio e superior. As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho pelo e-mail: processo.seletivo.estagio@antt.gov.br

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor